29 de jun. de 2014

AUSTRALIANO JÁ DOOU 480 LITROS DE SANGUE

Australiano já doou 480 litros de sangue e entrou para o Guinness Book como o maior doador de sangue até agora.















Esse senhor não é cientista nem um empresário de sucesso. Ele não tem uma fortuna incontável e não foi com bens materiais que ele ajudou inúmeras crianças. James Harrison, um australiano de 74 anos, por outro lado, tem um tipo sanguíneo super raro e não hesitou na hora de fazer doações de sangue pelo bem da ciência.
Em 2003, James entrou para o Livro dos Recordes, o Guinness Book; por seu o maior doador de sangue do mundo. De seu “braço de ouro”, como seus conterrêneos costumam dizer, já saíram 480 litros de sangue!




















Com essa ação, o australiano salvou a vida de 2,2 milhões de crianças. Isso porque seus fluídos foram usados como base na criação de uma vacina, administrada em grávidas e recém-nascidos, para prevenir a doença de Rhesus.
Esse problema, aliás, acontece quando o sangue da mãe é Rh-e e o do bebê é Rh+, fator que pode a levar à quebra das hemácias do feto, acarretando uma série de complicações. O sangue de Harrison, entretanto, produz anticorpos que permitem a criação da substância anti-D, como é conhecida.















Em reconhecimento ao seu grande feito, a Austrália ofereceu um seguro de vida de mais de 1 milhão a James. Mas, segundo ele, sua grande recompensa foi poder salvar a vida do neto, que também nasceu com a doença.
James contou que, quando tinha 14 anos, precisou passar por uma cirurgia complicada e só sobreviveu porque uma outra pessoa caridosa doou 13 litros de sangue a ele. Os médicos acreditam que esse fator tenha feito com que o senhor desenvolvesse esses anticorpos tão importantes.

Fonte : Fatos Desconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário